jueves, 30 de septiembre de 2010

Pequeñas Histórias


Outra manhã o telefone tocou às 9 e 20. Atendi. Ela quería falar com o colégio Nuestra Señora del Pilar. Informei que era engano. Pediu que eu confirmasse o número e eu respondi que não lembrava de cabeça, mas disse que aqui era um apartamento, uma casa. A mona ainda me perguntou se não era um instituto de alunos e pelo tom, não havia gostado muito da minha resposta. Será que ela achou de verdade que eu era  secretária e estava mentindo porque não quería atendê-la?
Viva, este momento finalmente chegou! Minha primeira “mala sem alça experience” aquí na Espanha!
 Depois de meia hora o telefone tocou novamente. Era um homem desta vez. Procurava pelo colégio Nuestra Señora del Pilar.
_________________________________________________________

Meu porteiro (o homem que não estava lá) é uma figura engraçada. Bigode e cabelos pretos, nem alto nem baixo sempre de macacão azul (os porteiros usam macacão azul e os mecânicos vermelho). Macacão mesmo, igualzinho aqueles de fábrica, inclusive  a cor, aquele inconfundível azul royal fabril. Sempre que passamos e damos “Buenos días\tardes?” ou o que seja  ele responde “Buenaaaaaaaaas”. Outro dia ao voltar do banco me rendi aos encantos de uma “pastelería” charmosa aquí no quarteirão e comprei uma empanadilla. Estava maravilhosa e eu nem sei direito o que tinha no recheio, sei que era com tomate. Ao chegar na porta do prédio ele estava do lado de fora. Como é meio desconfortável dizer “oi” e “tchau” para mesma pessoa varias vezes ao dia – este dia particularmente saí e entrei umas 3 vezes durante a manhã – resolvi não sei porque cargas d’água oferecer um pedaço da empanadilla enquanto passava. Ele recusou “Qué no, que yo con los dulces ya no puedo más”. Eu respondi que não era doce ao que ele respondeu “No, pero me ha prohibido el doctor”. Eu demonstrei interesse “¿En serio? “. Aí ele encontrou o que precisava, alguém para desabafar – “Sí, me dice el doctor que estoy gordo! ¡Qué ya no puedo comer! “. Já não dava para ignorar “No me lo digas…”. Ele prosseguiu desanimado “Sí, pues me están haciendo pasar un hambre…”.Fiquei com pena pois fazer regime é uma penitência mesmo. Fazer a siesta todo o dia de barriga vazia ninguém merece. Consolei o colega “A veces los doctores no saben lo que dicen”. Ele mais que imediatamente concordou “El hambre que me hacen pasar…”. Antes que ele me mostrasse a receita médica, disse rindo “Pues, no te pongas enfermo por lo que dicen los doctores.” já abrindo a porta do elevador.
Acho que ele ficou contente. Quando saí de novo me apresentou o cunhado, Manolo, que é porteiro no prédio da frente (imaginem a cena, dois Mário Bros azuis conversando na calçada) dizendo “Este es mi cuñado, cuando no esté yo y necesites algo, puedes pedirle a él.” Imagina se tivesse oferecido um “bocadillo de calamares"!
Aliás, nada como almoçar um bocadillo de calamares sentada num banquinho no Paseo del prado olhando o museu do outro lado da rua e a Plaza Neptuno a esquerda.
_________________________________________________________

Momento 3 Patetas da semana
Segunda-feira comemorei uma semana de Espanha. Descobri que posso fechar a janela do meu quarto (terça foi a primeira manhã em que não acordei com os raios de sol na minha cara). Lembram da duchinha? Achei o suporte, agora tomo banho em pé. Foram necessário 7, isso mesmo, 7 dias.
__________________________________________________________

Curiosidade
A exemplo de Ulisses (o odisseu), Aquiles(o peleio) e tantas outras personagens épicas que há milenios povoam o imaginário dos povos ocidentais, Kaká, o nosso ex camisa 10 que joga no Real Madrid, tem epíteto aqui na Espanha. SEMPRE que alguém se refere a ele dizem – “Kaká, el evangelista”.

6 comentarios:

  1. e o cunhado do seu porteiro é magro? Assim o Manolo faria as vezes de Luigi. By the way, qual o nome do figura?

    ResponderEliminar
  2. Você precisa de um epípeto.... vou pensar em um.... Tá vendo, os gregos são tudo!

    ResponderEliminar
  3. Amei as histórias. A segunda é realmente a melhor e o "A veces los doctores no saben lo que dicen” foi ótimo!!
    Imagino que o porteiro deve ter ficado com água na boca vendo você comendo a empanada.
    Agora dizer que almoçou num banquinho no Paseo del Prado é muita humilhação pra quem não pode estar aí. O Paseo del Prado é agradabilíssimo!!! Lindo!!
    Besos.

    ResponderEliminar
  4. O nome do porteiro, o homem que não estava lá, é Gustavo. Viu dei um epíteto pro porteiro também. Agora vou contar minha trajetória na Espanha em versos jâmbicos!!!! ahahahha

    Flá, sabia que você ia gostar do comentário do Kaká, escrevi pensando em você. Aliás, não falei nenhuma bobagem, né?

    ResponderEliminar
  5. Hoje eu almocei no banquinho da Francesa do ABC, fica ali na na esquina das Esmeraldas com a D. Pedro. Puro glamour!

    ResponderEliminar
  6. Um dos melhores comentários foi da comparação ao Mario Bros... Muito legal o blog. Sorte aí Raquel...

    ResponderEliminar