jueves, 23 de septiembre de 2010

"Mãe, manda o Sancho que eu vou ficar"

Como todos sabem, o Sancho é o meu amado cão. Agora ele provavelmente acha que eu morri porque infelizmente não acredito que os cães entendam que os donos foram fazer mestrado na Espanha e voltam já. Mas eu sinto muita falta daquele monte de pelos saltitante, não importa o quão fedido ele fique no final de semana. Toda vez que vejo um dono feliz com seu cachorro na coleira, me lembro do Sanchico e de como nosso bairro era horrível para passear com o cachorro por causa da sujeira, calçadas quebradas ou a falta delas. Mesmo assim, ele adorava passear e acho que nunca o levei suficiente.
Outro dia dobrei uma esquina qualquer aqui em Salamanca (bairro) e me deparei com um largo ensolarado, cheio de crianças brincando supervisionadas por seus pais. Havia uma escultura bonita e os típicos predinhos charmosos de Madrid. Tudo banhado pelo sol e já eram quase 7 da noite. Que felicidade. A frase simplesmente ecoou na minha cabeça.
“MÃE, MANDA O SANCHO QUE  EU VOU FICAR!”
Estou tão apaixonada por esta terra que nem os milhares de posteres do novo filme da Julia Roberts (“Come, Reza,  Ama” em espanhol) espalhados em todos os quarteirões de Madrid, junto com a propaganda da Lancôme que TAMBÉM estrela a Julia Roberts, consegue tirar o meu humor. Mas ela quase, por muito pouco conseguiu. Foi quando cheguei em plena Plaza del Sol e me deparei com um prédio inteiro coberto por uma Julia tamanho Itu, com uma pazinha de sorvete na boca, tentando ignorar a câmera. Era perceptível pelo pôster, imagine só no filme. Foi por pouco, mas nem tentando competir em metros quadrados com a Puerta del Sol ela conseguiu.
Ainda estou em lua de mel.
E não me levem a mal, amo minha terra natal. Mas é extremamente fácil se acostumar com o que é tão escandalosamente mais justo, sadio e bem estruturado. A relação das pessoas umas com as outras e com o espaço que as cerca aqui é muito… sã. Essa é a palavra.
Anteontem ao jantar minha compi Itzi me explicou como funciona o sistema de votos espanhol. Fez severas críticas e disse que esse sistema político atual que estimula o bipartidarismo faz com que os ideais dos espanhóis não estejam sendo efetivamente representados no governo.
Vocês deviam ver a cara que ela fez  quando contei que no Brasil se elegem celebridades da tv, da industria fonográfica de má qualidade e da industria pornográfica para cargos no congresso e no senado.
Para vocês terem um vislumbre do momento, a frase que acompanhou a cara foi um pausado “No me lo creo” com a mão sendo levada à boca, momento de perplexidade extrema. 
Ah, se a câmera fotográfica estivesse ligada!
Pena que não é piada. A maneira que tratamos nossa nação é idêntica à maneira como tratamos uns aos outros. Resumindo - muito, muito mal. 

8 comentarios:

  1. procure o video do Tirica no youtube, diga que ele é candidato e que certamente será eleito (tenha em mãos a câmera!!!)

    ResponderEliminar
  2. Nossa, nem mostre o vídeo do Tiririca pra ela e muito menos da Mulher Pêra (com letras maiúsculas porque acho que este é o nome dela - she doesn´t have a name, does she?)
    Rachel, que bom que está gostando de tudo. O "Chance" poderia ir morar em Madrid, já que ele é um cão espanhol (ele tem passaporte europeu?). Olha, se vc quiser eu cuido dele. Ele pode ficar aqui brincando com a Kika, com o Loro e com o Peixe. Aqui é quase um zoológico.
    Madrid é realmente encantadora. O Brasil é bom, mas quando vc vai pra fora, vc vê que o ritmo é outro e coisas pequenas passam a ser prazerosas. Vivemos numa loucura tão grande que mal temos tempo de perceber o que está a nossa volta.
    Keep us posted. Seu texto é ótimo!

    ResponderEliminar
  3. Vou lhe apresentar ao Bribón, un gato California Spangled que nós adotamos aqui em casa e que é uma doçura de gato!! Ter animais em casa é tudo de bom!

    ResponderEliminar
  4. Vídeo do Tiririca tem efeitos colaterais. Melhor não, hahahahha....

    Obrigada Edson, sua opinião é SEMPRE muito importante, e que bom que ela é positiva.

    Ahhhh, Nílton, jura???? Quando vou conhecê-lo? Hoje? Agora?????

    ResponderEliminar
  5. entendo perfeitamente o sentimento, sonhei com minha cachorrinha, a Nina, por um mes toda noite qdo mudei pra cah...

    ResponderEliminar
  6. Pois é, Pedrones querida, queremos fotos! (e fique tranquila, os pôsteres com a Julia Roberts infelizmente estão pelo mundo inteiro... é uma catástrofe globalizada).

    Fico com pena de você e do Sancho. Se isso ajudar, quando eu fui embora e voltei, meu cachorro me cheirou durante uns 5 minutos, acho que lembrou e depois virou amigo de novo.

    ResponderEliminar
  7. Queremos novos posts!! Se vc resolveu nos deixar para morar "nos estrangeiro", agora é sua OBRIGAÇÃO postar TODOS OS DIAS! E tenho dito!

    ResponderEliminar
  8. Aaaawwwhhnnn dá muita saudade ficar sem os peludos. Não sei se te ajuda, mas minha irmã ficou DOIS anos sem voltar pra casa e no momento em que ela pisou na porta o Picuti ficou insandecido (é assim que se escreve? rs) e lambeu, cheirou, pulou no colo... enfim, fez a maior festa do mundo quando a viu.
    Não se esquece um grande amor, muito menos quando esse amor é canino!
    Lindo seu bloguito!!! :D
    Saudadonas

    ResponderEliminar