lunes, 22 de noviembre de 2010

La risa, el llanto y las hormigas de Don Ramirez

Anúncio:
Se você não foi seleccionado para o programa ídolos, não se desespere, você ainda pode ter um futuro brilhante como cantor. Venha cantar no metrô de Madrid, cada estação é uma festa – e às vezes mais de uma!
Tem um músico te esperando em qualquer hora do día em todos os cantos da cidade! (é sério outro día achei até um chinês tocando shemisen; foi surreal, parecía que eu tinha entrado no metrô da Calle de Alcalá e saído em Pequin).
__________________________________________________________

Hoje tomei um susto tão grande que quase caí para trás. Passei por uma esquina repleta de pôsteres apologéticos à Falange, convidando a todos para um ato contemplando sua memória histórica (tinha até uma foto de um dos membros mais proeminetes). Os funcionários do estabelecimento – era um banco – lavavam as janelas com agua e sabão na tentativa de remover os cartazes. Um calafrio percorreu a minha espinha.
Mas aí depois tive uma idéia para um samba-enredo: “Olha os movimentos neo-fascistas aí, gente!”

Estive correndo no parque e na volta, justo quando estava entrando na rua de casa, começou a tocar uma versão de “Felicidade” que tenho em meu ipod, interpretada por Caetano Veloso. Essa é a única música que eu me lembro de ouvir minha mãe cantando para mim quando era pequena, para me fazer dormir. Tive que apertar o passo para não desabar no meio da rua mesmo. E também não consegui simplesmente passar para a música seguinte.
Cheguei no prédio, mal disse “oi” pro porteiro, peguei o elevador, entrei em casa, tranquei a porta atrás de mim e chorei como uma criança que perdeu a mãe no supermercado.
 ___________________________________________________________________________
  Rezava a lenda aquí no apartamento que o propietario do imóvel (vamos chamá-lo de Don Ramirez, para efeitos narrativos) era na verdade um holograma ou o amigo imaginário da agente imobiliária (vamos chamá-la Dolores, também para efeitos narrativos). Foi então com muita surpresa que descobri que Don Ramirez não era virtual, embora seja sim uma espécie de entidade. Após passar pelo saguão coberto de mármore do chão ao teto o porteiro me indicou o elevador. Este, era um show a parte, de madeira e vidro, antiquíssimo, mas super bem conservado. Ao chegar em seu escritorio a secretaria me atendeu, e levou os papéis a serem assinados até a sala de Nossa Santidade. Não fui convidada a entrar, afinal quem sou eu além de uma formiga diante de Don Ramirez? Ali fora onde estava, fotos de crianças bem nutridas sorrindo com os cabelos molhados. No iate do vovô, talvez. Momentos de tensão e suspense… um vislumbre! Um homem careca de meia idade sentado atrás de uma tela gigante rodeado de objetos e móveis caros. Sai a secretária, papéis assinados em mãos. Uma assinatura de homem importante mesmo!
Ao pegar o elevador, desta vez para descer, olhei para os anjinhos renascentistas pintados no teto. Quase podia ouví-los cantar.

 

4 comentarios:

  1. Musica no Metrô é realmente mto legal. Lembro de Londres e de Paris, sempre tinha alguem (mto bom) tocando. Ainda que essa moda ta pegando aqui também, la na estação Santa Cecilia sempre tem uns bolivianos tocando musica andina, bem legal. Quando peguei o Metrô nas clinicas tinha um cara tocando violino. Da vontade de parar e ficar ouvindo.



    Sobre esse conservadorismo retrogrado/racista, que ja teve seu (mau) papel na historia, mas hoje chega a ser anacrônico de tão ultrapassado.
    Aqui no Brasil se formou uma corrente forte que queriam a morte dos nordestinos, "culpados" pela vitoria da Dilma(afirmação que se quer se sustenta diante dos fatos, pois Dilma ganharia mesmo sem os votos do N/NE).
    Também estão tendo passeatas A FAVOR da homofobia, resposta dada pelos cristãos fundamentalistas à lei que tenta crimilizar crimes homofobicos.

    Assim caminha a humanidade...

    ResponderEliminar
  2. Que delícia esse post! Um pouquinho de cada coisa...pequenos contos!

    ResponderEliminar
  3. Oi filhucha....nossa é mesmo eu cantava esta música para você dormir, cantava também do sapo e outras que inventava a letra na hora.
    Pena... podia ter cantando muitas outras mais.
    Filha, você sempre foi muito "teimosinha" mas também muito "medrosinha" para perder a mamâe no supermercado. Esqueceu sim sua Barbie no carrinho uma vez lembra?
    Mas o que nunca você deixou de ser é esta menina linda, "maviorosa" (era asim que falava quando queria dizer maravilhosa), falante, inteligente e muito amada por todos nós. Sentimos por demais a sua falta e eu principalmente de uma filha, amiga, companheira dedicada e muito...muito amorosa.
    A sua felicidade é a minha também.
    Saudades e muitos bjs.
    Mamãe

    ResponderEliminar
  4. Ai, me emocionei com o comment da sua mamãe...

    ResponderEliminar