jueves, 18 de noviembre de 2010

La Batalla de Espartinas

Dia 20 de setembro de 2010 uma forasteira chegou a Espartinas de mala e cuia ( e bota mala nisso!). Não só era ela uma forasteira, mas vinha ocupar uma área tradicionalíssima, tomar para si um lugar cobiçado não apenas na capital, mas em todo o país. E quem é ela? É uma forasteira peculiar… Ela até se parece com eles. Freqüenta os mesmos lugares que eles e às vezes fala e se comporta como eles. E cada vez mais ela se mescla ao mundo deles, e esse mundo se torna parte indissolúvel dela mesma…
E eis que ela está prestes a tornar-se uma deles. Pelo menos jurídicamente. E quanto mais ela se aproxima deste feito, mais eles se assustam, pois afinal, como poderão diferenciá-la deles próprios?
Quase dois meses ela leva uma batalha estúpida com aqueles que estão tentando em vão dissuadí-la – pelo cansaço – de alcançar este que é não só um capricho, mas um direito que ela tem. E uma necessidade.
Lançaram-lhe prazos intermináveis, taxas que não existem, advogados… todas as suas armas mais mesquinhas. Felizmente, fez aliadas que souberam orientar-lhe bem, que sabiam melhor que ela como lidar com tais empecilhos.
Esta semana finalmente perdeu as estribeiras. Usou as únicas armas das quais dispunha: a voz e a razão. Educada, mas firmemente, exigiu que o oponente lhe entregara o que já era dela desde o começo. E ponto. Afinal, se o jogo fosse ser desleal mesmo, ela entraría nele com unhas e dentes, ainda que desgostosa. Mas achou que por bem, seria elegante dar-lhes uma última chance de fazer a coisa do jeito certo e civilizado.
Parece ter funcionado. O primeiro passo já foi dado. Mas nesse ínterin, muitas complicações aconteceram, eles a lesaram financeiramente e dificultaram sua vida. Não tem problema… nada que não tenha solução a médio e longo prazo. Ela, a pesar das intempéries ganhará a batalha, pois tem a verdade pura e simples ao seu lado. E eles, tudo o que conseguiram foi fazer uma inimiga.

5 comentarios:

  1. Imobiliária. 2 meses pra conseguir uma prova legal de q estou morando aqui. E enquanto não possua este documento não posso tirar meu dni. Por isso 24% do meu salário será retido.

    ResponderEliminar
  2. Vc ganhará esta batalha!! Vc até briga em espanhol?? Vc é mesmo um orgulho! Quando eu crescer, quero ser igual a você.
    Bjos!
    Miss u.

    ResponderEliminar
  3. Cara Raquel,

    Você não me conhece, mas a Valquíria (?), que eu também não conheço, entrou no blog que eu escrevo e me deu a dica do seu blog, já que estou de partida para morar em Madrid.

    Meu pai é espanhol, eu já tenho meu DNI, já morei aí durante 1 ano, e agora o plano é voltar com meu marido (tenho marido mas sou "pequena", tenho 28 anos), e ler o seu blog parece uma auto-biografia, de tanto que me identifico com suas aventuras.

    Mesmo tendo morado aí anteriormente - já voltei há 5 anos - gostaria, se você estiver de acordo, de ficar em contato para trocar idéias e experiências sobre a vida em Madrid e, inclusive, tirar algumas dúvidas - que são infinitas.

    Enfim, se tiver tempo/disposição/interesse visite o www.embuscadocolorido.wordpress.com .

    Muito prazer e boa sorte!!

    Alicia Gonzalez

    ResponderEliminar
  4. Oi Alícia, seja bem vinda!

    Se possa ajudar em algo, é só perguntar.

    um abraço

    ResponderEliminar